A história de dez páginas do Relatório da Sustentabilidade ‘Balance’, acabado de publicar, introduz o variado projecto de digitalização do Grupo Lufthansa e a sua importância-chave para a gestão de uma empresa sustentável, sob o título ‘#DigitalAviation’.

O Grupo Lufthansa gostaria de tornar ainda mais eficaz a experiência de viagens dos seus passageiros, sustentável e atraente. Para tal, o Grupo está a pôr a tónica nas soluções digitais e na inovação.

“O nosso objectivo é um conceito de mobilidade abrangente e sustentável, personalizado indo ao encontro dos desejos individuais dos clientes. Para o conseguir, a digitalização ao longo de toda a cadeia de viagem tem um papel fundamental. Os nossos programas de digitalização não só permitem processos optimizados, serviços melhorados e comunicações mais rápidas, como apoiam a transformação verde”, referiu Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, no prefácio do relatório.

Temas não-financeiros estão a tornar-se cada vez mais importantes e a dar uma contribuição importante para o posicionamento da empresa. E o Grupo Lufthansa está no caminho certo: economicamente, ecologicamente e socialmente. Mais uma vez este ano, o Grupo foi listado em diversos rankings de sustentabilidade. Com a nota ‘B’ no relatório CDP Climate Scoring, o Grupo Lufthansa atingiu o estatuto de ‘Sector Leader Transportation’ na região da Europa Central (Alemanha, Áustria, Suíça), sendo assim uma das empresas mais amigas do ambiente deste sector nestes países.

O investimento em novos aviões mais eficientes e menos ruidosos foi o factor decisivo para o êxito do seu desempenho ambiental.

Em 2016, o Grupo Lufthansa pus ao serviço um novo avião por semana, tendo celebrado muitos lançamentos mundiais: a encomenda da frota C Series para a SWISS e de Airbus A320neo para a Lufthansa. Além disso, em Dezembro de 2016, a Lufthansa recebeu o primeiro de 25 aviões A350-900 encomendados. Actualmente, a Lufthansa já tem ao serviço três aviões deste tipo. É o avião tecnologicamente mais avançado e o mais amigo do ambiente.

Desde 2006, o consumo de combustível da frota de passageiro por passageiro e 100 quilómetros foi reduzido em mais de 12 por cento para uma média de 3,85 litros em 2016. O consumo específico de combustível ficou assim ao nível do ano anterior. Os peritos do Grupo Lufthansa implementaram um total de 183 projetos de eficiência de combustíveis em 2016, tendo reduzido as emissões de CO2 em 620 000 toneladas por ano. Com as poupanças em querosene, um avião Airbus A320 pode voar uma vez por dia de Frankfurt para Berlim e volta durante um mês e meio.

Durante muitos anos, o Grupo Lufthansa atingiu posições cimeiras em importantes rankings sobre emprego e empregados. A diversidade dos seus funcionários é um dos factores cruciais do êxito institucional: 144 nacionalidades estão representadas em todo mo mundo no Grupo Lufthansa.

Mas o Grupo gostaria de ter ainda mais diversidade em perfis, competências e experiência até ao nível da administração. Um foco especial na proporção de mulheres em posições de liderança: no nível de gestão pura, a proporção de executivas no Grupo Lufthansa é de 15.6 por cento a nível mundial, ou seja, 0,7 pontos percentuais acima do ano anterior.

Em 2016, foi lançado o projecto ‘Promover Mulheres na Administração’ com o objectivo de aumentar o número de mulheres em lugares executivos no Grupo Lufthansa ainda mais até 2021. Tendo em conta uma cultura empresarial consciente da família, são necessárias mais medidas para promover um melhor equilíbrio trabalho/vida, incluindo Liderança Partilhada e pausas temporárias da carreira profissional.

Na área da Cidadania Empresarial, o foco em 2016 foi no reposicionamento do portfólio de empenhamento e na transformação da iniciativa de solidariedade dos funcionários ‘help aliance’ de uma associação registada para uma ONG (Organização Não-Governamental) sob a tutela do Grupo Lufthansa.

No futuro, o Grupo irá ter o seu foco em áreas como ‘Educação & Motivação’ e ‘Vida & Saúde’, esperando assim melhorar a eficácia do seu empenho social.

Com o relatório ‘Balance’, o Grupo Lufthansa dá anualmente informações de um modo transparente sobre diversas actividades, objectivos e progresso do Grupo nas áreas de economia, assuntos sociais, meio ambiente, produto e sociedade.