O Grupo Cosentino inaugurou um novo ‘Cosentino Center’ em Helsínquia, na Finlândia. Esta instalação logística completa a presença da multinacional no mercado escandinavo onde conta também com ‘Centers’ na Noruega, Dinamarca e Suécia.

Foi precisamente na Finlândia que a empresa construiu pela primeira vez, em 2006, na região, o Cosentino Center Göteborg que oferecia um serviço regular de produtos. Em 2013 a empresa inaugurou um segundo centro de distribuição próprio na cidade de Oslo, Noruega, cobrindo desta forma as necessidades específicas deste país, e assim dar serviço também ao mercado islandês. Já no final de 2016, a localidade de Hedensted na Dinamarca acolhia o terceiro ‘Center’ da empresa na Escandinava.

Actualmente, o novo Centro Cosentino em Helsínquia, irá cobrir a distribuição neste país, assim como, irá dar serviço aos países bálticos: Estónia, Letónia e Lituânia. A implementação desta infra-estrutura significou um investimento total de 850.000 euros, o espaço tem uma área total de 2.000 m2 e permite o armazenamento de 5.000 bancadas. Finalmente, este ‘centro’ inicia-se com uma equipa de 11 funcionários, incluindo aqueles que se dedicam aos países bálticos já mencionados, subindo para 52 o número total de colaboradores que a empresa de Almeria já tem nesta região europeia.

Segundo Pierre Wernlundh, director-geral do Grupo Cosentino na Escandinávia, “embora o mercado da pedra em geral ainda seja reduzido na Escandinávia e no Báltico, sobretudo se compararmos com o Sul da Europa, existe claramente uma tendência de crescimento no nível de popularidade deste tipo de produtos. Para a Cosentino este é um mercado merecedor de uma forte aposta, e contamos com a melhor rede de serviços e distribuição da indústria, com quatro centros Cosentino, mais de 50 colaboradores e nove camiões, que fornecem de forma eficiente todos os países. A previsão para este ano 2017 é superar pela primeira vez os 20 milhões de euros em vendas na Escandinávia, uma previsão que com certeza crescerá nos próximos anos”.

Ao apostar neste novo projecto no final do ano passado na Dinamarca, a Cosentino investiu cerca de três milhões de euros em pouco mais de meio ano. Uma prova da importância deste mercado para o Grupo são os já 11 anos de operação neste território. Com o ‘Center’ de Helsínquia, a multinacional completa a sua aposta com a presença de ativos fixos e próprios na Escandinávia, e mantém a sua política activa de diversificação geográfica e controlo da própria distribuição, consolidando-se assim com umas das empresas do sector com maior presença internacional na actualidade.

 

Foto: Tom Appelroth