134 anos depois da primeira viagem do Orient Express entre Paris e Constantinopla, no dia 4 de Outubro de 1883, o grupo SNCF, proprietário desta marca emblemática, associa-se à AccorHotels para continuar o desenvolvimento de Orient Express no sector da hospitalidade de luxo a uma escala mundial.
Esta parceria, que associa a expertise e o know-how de dois grupos, concretiza-se através da tomada pela AccorHotels da participação de 50% do capital da sociedade Orient Express, hoje detida a 100% pela SNCF.
A marca Orient Express é um símbolo intemporal da arte da viagem de luxo, com cultura, esplendor e elegância. O mítico comboio ligou durante quase um século as maiores cidades da Europa, de Paris a Istambul, e marcou a história e as memórias colectivas. Desde 1977, o grupo SNCF participou activamente no desenvolvimento da imagem de prestígio da marca, nomeadamente através da restauração de carruagens históricas dos anos 20 (Pullman-Orient-Express) e da organização de eventos (exposição ‘Il était une fois l’Orient Express’ no Institut du Monde Arabe em 2014).
Através desta parceria, a AccorHotels pretende reforçar a sua liderança no segmento de luxo desenvolvendo uma nova colecção de hotéis de prestígio sob a marca Orient Express. Esta Colecção, essência da arte da viagem, irá propôr uma experiência única e repleta de história, misturando luxo, exotismo e elegância do Oriente e do Ocidente em locais emblemáticos.
Por outro lado, as sete carruagens históricas, símbolos do Art-déco francês, continuarão a ser propriedade do grupo público ferroviário e serão exploradas pela Orient Express no quadro de viagens e eventos privados. Irão trazer um novo enquadramento excepcional para a organização de eventos, que poderão fazer a ligação com outras actividades do Grupo AccorHotels tais como Potel & Chabot, Noctis e John Paul.
A AccorHotels e o grupo SNCF comprometem-se ainda a preservar, valorizar e partilhar o património associado ao comboio e à sua história através do Fundo de Doação Orient Express, organismo de interesse geral que tem por vocação incentivar e acompanhar as operações de valorização junto de um grande público no domínio das artes e da cultura.
Sébastien Bazin, CEO de AccorHotels afirma: “Estamos muito felizes com esta parceria estratégica, que concretiza a ligação de dois grandes actores franceses do mundo das viagens, com a ambição comum de devolver um novo sopro internacional a uma marca histórica e reconhecida em todo o mundo. Em alguns anos, a AccorHotels impôs-se como um dos principais players da hotelaria de luxo. Com Orient Express, vamos chegar a um novo campo de expressão do nosso know-how e dar a oportunidade aos nossos clientes de beneficiar de uma oferta de serviços e experiências de excepção”.
Mathias Vicherat, Deputy CEO in charge of the Corporate Project, Communication and Image da SNCF: “O grupo SNCF está orgulhoso de participar no renascimento desta marca histórica. Acreditamos que temos de continuar com o nosso contributo e trazer o nosso know-how adquirido há 80 anos do sector ferroviário, para o desenvolvimento deste projecto. Através da nossa política de património, iremos participar de forma activa à promoção da história deste comboio mítico junto do maior número de pessoas. O interesse demonstrado pela AccorHotels comprova a pertinência do projecto apoiado desde 2008 pelo presidente Guillaume Pepy”.
Guillaume de Saint Lager, Corporate Secretary da Orient Express: “O Orient Express representou o topo da arte de viajar. Este ambicioso projecto é único e só pode ser desenvolvido com as competências complementares dos dois accionistas. Estamos orgulhosos e particularmente impacientes de participar na escritura desta nova página da história. A nossa ambição é reinventar esta experiência e fazer do Orient Express a referência de viagem e da hospitalidade de luxo”.