A empresa Nacional de Portos de Cabo Verde (Enapor) anunciou que o turismo de cruzeiro cresceu em todos os portos de Cabo Verde durante o ano de 2013. Esta entidade afirmou mesmo que para 2014 as “perspectivas são animadoras”.
Dos valores avançados faz parte o crescimento de 96% nos navios e 98% de passageiros, sendo que os diferentes portos do arquipélago foram, no ano passado, escala para 157 navios de cruzeiro, tendo recebido 75.653 visitantes.
Para 2014, a Enapor prevê a escala de 165 navios de cruzeiro e 76.250 passageiros, sendo que os portos mais procurados serão os de Mindelo, com 61 paragens, e da Cidade da Praia, com 42 paragens.
Tendo em conta a evolução do sector de turismo e de hotelaria de Cabo Verde, a Enapor avançou ainda que os operadores nacionais estão a trabalhar no sentido de que os navios de cruzeiro possam aportar com maior frequência nas restantes ilhas do arquipélago, nomeadamente em Santo Antão, Sal, Boavista, Fogo, São Nicolau, Maio e Brava. Por isso mesmo, esta entidade explicou que vai realizar, em 2014, um estudo de mercado que visa melhorar o acolhimento dos turistas.