O MIPIM, considerado a principal feira internacional de imobiliário, encontra-se a decorrer em Cannes, França. A Turquia, o Brasil e a Rússia são os países convidados de honra. No ano em que celebra 25 anos, prevê atrair mais de 20.000 visitantes de 90 países.
A 25ª edição do MIPIM que vai decorrer até ao dia 14 de Março é um evento que, segundo a representante deste evento My-Lan Cao, “tem acompanhado a crescente internacionalização do sector imobiliário, fornecendo, actualmente, um mercado para a indústria enfrentar os desafios e identificar novas oportunidades em resposta às crescentes preocupações ambientais, à escassez de financiamento e à mudança de hábitos de consumo e de trabalho”.
Este evento comemora o seu 25º aniversário e para My-Lan Cao será o momento ideal para “agradecer a todos os nossos clientes que foram fiéis a nós ao longo dos anos, mas também para dar uma olhada nos próximos 25 anos do sector imobiliário internacional através de um vasto e rico programa que vai explorar todos os aspectos da indústria."
Recentemente foram também anunciados os 28 finalistas concorrentes aos MIPIM Awards 2014 em sete categorias diferentes, cujos prémios serão entregues nesta edição do MIPIM. Em concurso vão estar projectos oriundos da China e Singapura, passando pelo Brasil e México ou Rússia e Suécia, entre muitos outros. Refira-se ainda que o júri também atribui um prémio especial para um projecto de cada país homenageado no MIPIM e que este ano abrange o Brasil, a Rússia e a Turquia.
Segundo o director do MIPIM, Filippo Rean, “as tendências ambientais, sociais e demográficas estão a moldar o futuro dos projectos imobiliários e incentivam os profissionais a participar na construção de um modelo mais sustentável de cidade”. É precisamente esta premissa que se reflecte em todos os projectos a concurso.
O presidente do júri, Michael Strong, explicou ainda que “este ano, recebemos um número elevado de candidaturas, o que representa uma grande variedade de projectos a julgar. No entanto, verificou-se o número crescente de projectos residenciais ou mistos com uma vertente residencial. A criatividade arquitectónica e a expansão do segmento residencial evidenciou-se este ano."
Foto: Anabela Loureiro