A empresa histórica Alba venceu o “Red Dot” com o recuperador de calor de autoria do arquitecto Souto de Moura. Este é considerado o maior prémio mundial de Design.
O vencedor foi anunciado por Peter Zec, fundador e CEO do galardão que premeia a excelência do Design, em Essen, na Alemanha. O júri composto por 40 especialistas em Design de todo o mundo que avaliou 4.815 propostas de 1.816 empresas, arquitectos e designers provenientes de 53 países.
O equipamento premiado é um recuperador de calor que conta com a assinatura do arquitecto Eduardo Souto Moura. Este equipamento integrada também um espaço para armazenar lenha, possui uma porta oculta que, quando aberta, recolhe completamente, sem esforço, mediante o seu puxador com aplicação de madeira de Takula, evitando que o utilizador se queime quando coloca a lenha no interior.
A elegância da solução de aquecimento possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar. A chaminé pode ser oculta, mediante saída de fumos posterior, permitindo maior discrição do equipamento no espaço.
A entrega do prémio vai decorrer durante a Gala do “Red Dot Award” no dia 7 de Julho, na Opera Home, em Essen.
Refira-se que também a Larus foi premiada na edição deste ano dos “Red Dot” pela sua papeleira “Sheet”.