A AICEP Portugal Global lançou o “Programa Novos Exportadores”. O objectivo desta iniciativa é preparar as empresas para difundir os seus negócios a nível internacional.

Esta acção vai permitir “preparar empresas com elevado potencial de exportação e de inovação a expandir os seus negócios para mercados exigentes, sofisticados, embora muito atractivos, como é o caso dos EUA – um mercado com mais de 300 milhões de habitantes, actualmente numa dinâmica de recuperação e crescimento e, buscando, de forma permanente, novos produtos, serviços inovadores e tecnologias de ponta”, pode ler-se no portal da AICEP.

Este programa vai decorrer entre os meses de Outubro de 2013 e Março de 2014, tendo como principal alvo as PME portuguesas não exportadoras, exportadoras pontuais ou empesas que pretendam exportar pela primeira vez para os EUA.

Ao integrarem o “Programa Novos Exportadores”, as empresas terão acesso a acompanhamento especializado e personalizado de consultoria, assim como a formação adequada, com vista a desenvolverem o seu plano de marketing internacional, potenciando, deste modo, a sua entrada e afirmação no mercado norte-americano.

No final do programa, as empresas participantes serão integradas numa visita comercial ao mercado alvo (roadshow) para apresentar os seus produtos e serviços junto de potenciais fornecedores, estabelecer contactos com os agentes económicos locais (networking), realizar sessões de trabalho com especialistas sobre tendências pesadas dos sectores representados e respetivo comportamento de consumo, assim como ao nível de outras especificidades do mercado norte-americano.

O “Programa Novos Exportadores” insere-se no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC), integrado no Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE), com fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

AICEP