Decorreu ontem na 87.ª reunião geral da European Travel Comission (ETC), em Opatija, na Croácia, que reuniu 23 organismos nacionais de turismo na Europa. As actividades de promoção da Europa enquanto destino turístico e o market intelligence foram os principais temas deste evento.

Esta iniciativa contou na sessão de abertura com a participação do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, e do ministro do Turismo da Croácia, Darko Lorencin.

Presente nesta iniciativa esteve também o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, que afirmou que “a participação de Portugal nas reuniões das organizações internacionais do sector são importantes pelo peso político que representam e por estas entidades serem parceiros fundamentais na valorização do papel do turismo no crescimento económico e no aprofundamento da produção de conhecimento sobre o sector, domínios que consideramos vitais”.

Fundada em 1948, a European Travel Commission (ETC) é uma organização sem fins lucrativos, sedeada em Bruxelas, da qual fazem parte 33 organismos nacionais de promoção turística da Europa, entre os quais Portugal, que foi seu membro fundador.

A promoção da Europa enquanto destino turístico em todos os países não europeus é o principal objectivo da organização que exerce ainda um papel enquanto fórum regular de encontro, partilha e produção de conhecimento sobre market intelligence, emarketing e estratégias de turismo nos Organismos Nacionais de Turismo que representa.

Além dos representantes de 33 organismos nacionais de promoção turística da Europa, a ETC tem como parceiros a Comissão Europeia (Unidade de Turismo), a OMT (Organização Mundial de Turismo), a ETAG (European Travel & Tourism Action Group), a ETOA (European Tour Operators Association), a ECM (European Cities Marketing) e a ECOTRANS / ECO-TIP (European Network for Sustainable Tourism Development).