A Figueira da Foz vai ser o palco do primeiro Congresso Nacional de Turismo de Culinária – Porque Portugal APTECE! Trata-se de um evento promovido pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), que vai decorrer de 23 a 26 de Outubro 2014.
O Congresso Nacional de Turismo de Culinária – porque Portugal APTECE! pretende ser um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre as tendências em turismo de gastronomia, e de apoio à indústria na área da inovação dos modelos e processos de negócio, através da partilha de informação e da criação de novas parcerias e negócios entre os agentes económicos nacionais.
O presidente da APTECE, José Borralho, refere que “o Congresso irá mobilizar os principais representantes locais e regionais do turismo de culinária - públicos e privados – e criar condições para o intercâmbio comercial e o debate de temas, como a integração da restauração no conceito de produto turístico, o afastamento das gerações mais jovens da gastronomia tradicional e a formação dos profissionais do sector. Há que debater, explorar formas de valorizar Portugal no enquanto destino turístico com histórias e produtos de qualidade na área da gastronomia e vinhos.”
A riqueza e variedade gastronómicas, bem como a história e cultura da cozinha portuguesa são factores decisivos que contribuíram para a realização deste evento único, que pretende reunir profissionais e público em geral, interessados em conhecer o que melhor se faz na gastronomia característica das várias regiões.
A decorrer na Figueira da Foz, de 23 a 26 de Outubro, o Congresso Nacional de Turismo de Culinária antecede o Congresso Mundial de Turismo de Culinária, a realizar em 2015, no Estoril, insere-se no conjunto de apoios que a APTECE recebe do SIAC | COMPETE e conta com a cooperação da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
A área de exposição vai contar com os espaços: Sabores autênticos, para tradições gastronómicas de restaurantes, tasquinhas e produtos típicos; Heranças lusitanas, para o artesanato, a música e o saber fazer centenário; Comida com histórias, para contar histórias sobre a comida e para usufruir dela em degustação; O Saber do Sabor, para workshops de culinária típica portuguesa, por chefes e experientes cozinheiros; Arca dos Sabores, para conhecer os produtos portugueses que estão em extinção e por que razão; Hospitalidade Portuguesa, dedicado ao turismo rural e ao alojamento de qualidade; Rota dos Novos Descobrimentos, para municípios, regiões de turismo e demais entidades que queiram promover programas e eventos gastronómicos; e Do Melhor de Portugal, prémio a atribuir aos melhores produtos alimentares após degustação de especialistas na matéria.
Além da área de exposição, ao nível de programação, haverá também uma variada oferta de seminários e palestra sobre temas de interesse na temática do turista culinário ou gastronómico. Um dos eixos do encontro é a apresentação de casos internacionais e nacionais.
Entre os temas das palestras está: “Portugal Gastronómico aos olhos de dois bloguers viajados”, que tem como keynote speakers Anita Feast e Tom Fakler; “Influência das redes sociais na promoção e lançamento de tendências” com o keynote speaker Nelson Carvalheiro; “O papel da grande distribuição na defesa e valorização da tradição” com o keynote speaker José António Rosseau; “Aldeias Históricas de Portugal - Uma questão de sustentabilidade” com o keynote speaker ainda por anunciar.
Ao nível dos temas dos seminários e casos vai estar no centro das atenções as “Rotas para a valorização de produtos agrícolas e agro-alimentares”, com a keynote speaker Ana Soeiro; “Gastronomia enquanto património que identifica um povo”; “Comidas com história e o seu incremento na formação” com o keynote speaker Virgílio Nogueira Gomes; “Uma visão de futuro Chá dos Açores - O caso Gorreana”; “Novas tendências para o Turismo Gastronómico”; o caso dos Food Hotels com o keynote speaker Rui Anastácio, responsável do Cooking & Nature Emotion Hotel; “A união faz a força. Os festivais gastronómicos e o seu impacto”; “Turismo Gastronómico, do conteúdo à prática: Gastronomia, tradição e inovação”; “Turismo de experiências, culinária e cultura”; “Turismo criativo recriar os saberes e sabores do território”; e “Do prazer da mesa à satisfação do turista” com o keynote speaker Norberto Santos da Universidade de Coimbra e coordenador do Mestrado em Turismo, Lazer e Património.
Entre os workshops destaca-se: “Adaptar sem rupturas a herança ao sentido evolutivo e dinâmico da Cozinha Cozinheiro Vs Chefe”.
Foto: Vila Joya