O Turismo do Alentejo sugere diferentes roteiros turísticos na região. Escolhemos um e deixamos a nossa sugestão: vá de férias com os filhos e netos, com o cão e o gato. Vá de Férias em Família na região alentejana.

Faça a vontade aos mais pequenos e comece os seus dias no Alentejo com uma viagem no Estuário do Sado. Ver de perto a comunidade de roazes-corvineiros, os simpáticos golfinhos que habitam o estuário fará certamente as delícias dos mais novos. 

Continuando a celebrar a biodiversidade, a próxima paragem chama-se Monte Selvagem e fica apenas a um saltinho, em Montemor-o-Novo. Já em Mora, visite o Fluviário, o primeiro grande aquário de água doce da Europa.

Mesmo ali ao lado, na Albufeira do Maranhão, além da praia fluvial, há uma escola de ski aquático, piscinas, campismo, parque para auto-caravanas e apartamentos para alugar.

Daqui explore outros caminhos de água. O Centro Ecoturístico da Ribeira Grande, em Fronteira, tem também uma pequena praia fluvial, piscinas, percurso pedestre e um segredo bem guardado que os mais novos vão adorar: um observatório astronómico equipado com a última tecnologia para fotografar o céu.

Para uma jornada mais cultural, explore as aulas de equitação, espectáculos de falcoaria e diferentes exposições temáticas na Coudelaria de Alter, fundada durante o reinado de D. João V. Continue na rota da história e vá até Portalegre ao Museu da Tapeçaria.

Se os mais novos insistirem num segundo mergulho, pelo caminho encontrará as Praias Fluviais da Quinta do Alamal, localizada em pleno Tejo, perfeita pela qualidade da água e pelos espaços verdes envolventes; e o Centro de lazer da Portagem, no Marvão, na margem da piscina natural do rio Sever, para banhos mais refrescantes.

Em Arronches, não deixe de visitar o Museu de (A) Brincar e a sua imensa colecção de brinquedos, escondida no seu Castelo. Essencial para a toda a família é também o Paço Ducal de Vila Viçosa, um dos mais famosos e imponentes palácios do Alentejo. Leve ainda os mais pequenos a visitar o museu da Escola Pratica de Artilharia de Vendas Novas e ensine-lhes um pouco da evolução histórica da artilharia portuguesa.

Na cidade Património da Humanidade, passagem obrigatória pelo Museu de Évora, com programas dedicados às crianças.  Enquanto isso, o Kartódromo de Évora, com experiências mais radicais, pode ser aproveitado pelo resto da família.

Se a ideia for passar alguns dias, não muito longe dali, na Marina da Amieira, na Albufeira do Alqueva, Portel, pode alugar um barco-casa e viver uma experiência única. A extensa lista de desportos náuticos garante também diversão para todas as idades. 

A não perder as visitas de educação ambiental. A Sul, recomenda-se o Insectozoo, um pequeno museu em Vila Ruiva (Cuba), o Parque de Natureza de Noudar, a 8km de Barrancos, o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, a Ecoteca Fluvial Saramugo, os Centros de Ciência Viva de Estremoz e do Lousal.

Quando chegar às praias alentejanas – muitas delas assinaladas com bandeira azul, para descanso de todos – passe em Vila Nova de Milfontes. Nos meses de Verão, aproveite e viaje em família no comboio turístico do centro histórico até ao areal. Diversão garantida para adultos e crianças!

Fonte e Foto: Servidor web da Turismo do Alentejo ERT e da Agência Regional de Promoção Turística do "www.visitalentejo.pt".