O Turismo de Portugal organiza no dia 25 de Setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a terceira conferência pública para a elaboração de um Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo do País e das Regiões até 2020, que visa enquadrar as prioridades para a utilização dos fundos comunitários no Turismo.
A elaboração do Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal 2014-2020 para utilização dos fundos comunitários 2014-2020 terá por base um processo de envolvimento e concertação entre os vários agentes do sector, públicos e privados, resultado da sua participação em conferências e workshops técnicos realizados nas diferentes regiões turísticas do País. Recorde-se que Coimbra e Évora foram as primeiras cidades anfitriãs desta iniciativa.
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, o presidente da CCDR do Algarve, David Santos, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Desidério Silva, são alguns dos intervenientes no evento.
Da parte associativa, destacam-se a presença do presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, do presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), do vice-presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA), Vítor Faria, do presidente do Núcleo Empresarial da Região do Algarve, do presidente da Comissão Organizadora da BTL, Vítor Neto, e do presidente do CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe, Diogo Gaspar Ferreira.
A conferência culmina com a assinatura do protocolo de cooperação – Turismo 2020 que, simbolicamente, assinala a adesão de várias entidades (públicas e privadas) ao processo colaborativo de construção do Plano de Acção Turismo 2020.
O objectivo deste plano de acção é fixar-se como um referencial estratégico para Portugal e para as regiões no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020. Além disso, pretende contribuir para uma maior articulação e selectividade entre investimentos, garantindo uma melhor aplicação dos fundos comunitários no desenvolvimento do Turismo.
Foto: Turismo do Algarve