A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) organiza a partir de hoje e até ao dia 25 de Outubro, no Hotel Mercure, na Figueira da Foz, a primeira edição do Congresso Nacional de Turismo de Culinária. O tema central vai ser: “Portugal Exclusivo - Comida com Histórias”.
Esta iniciativa visa criar um espaço de diálogo e partilha de conhecimentos sobre as tendências em turismo de gastronomia e de apoio à indústria na área da inovação dos modelos e processos de negócio.
O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, o chefe-executivo da Promoção Turística da Toscânia, Alberto Peruzzini, e o presidente da APTECE, José Borralho, são alguns dos intervenientes no evento.
O Congresso Nacional de Turismo de Culinária antecede o Congresso Mundial de Turismo de Culinária, a realizar em 2015, no Estoril, insere-se no conjunto de apoios que a APTECE recebe do SIAC/COMPETE e conta com a cooperação da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
Refira-se que a APTECE foi criada com a missão de preservar, construir ou reconstruir identidades regionais, ajudando a desenvolver e promover as suas culturas culinárias e gastronómicas locais. Tem procurado estar presente nas principais feiras internacionais relacionadas com Turismo e Culinária, com os apoios de algumas organizações e instituições, não só estatais (Ministério da Agricultura), mas também com o apoio de Associações, como a Portugal Foods e a Inovcluster. A APTECE é membro da World Travel Food Association, líder na promoção do turismo de culinária a nível mundial e que conta actualmente com mais de 18 mil membros.
Foto: Vila Joya