O Turismo de Portugal vai estar presente no World Travel Market (WTM), uma das mais importantes feiras do sector a nível mundial, que se realiza a partir de hoje e até 6 de Novembro, no Excel London, em Londres. Vai apresentar o País como destino de gastronomia de excelência e o novo stand que será utilizado nas feiras de turismo nos próximos anos.

Nesta edição da WTM, Portugal vai estar presente com um stand de 616m2 onde participam as sete Agências Regionais de Promoção Turística – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira – em conjunto com 50 empresas, entre hotéis e agências de viagens nacionais.

 

Neste certame, vão ser desenvolvidas várias acções de apresentação e promoção do destino, nomeadamente através da realização de um programa de contactos com profissionais, entrevistas com órgãos de comunicação social e do balcão Taste Portugal para degustação dos produtos nacionais.

O objectivo do balcão Taste Portugal, realizado em parceria com as ARPT’s e algumas empresas nacionais, é consolidar a imagem de Portugal como destino gastronómico junto do público da feira e dar a conhecer a riqueza e a qualidade dos produtos portugueses como expoente máximo da dieta mediterrânea.

Segundo o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, “o Reino Unido é um dos mercados emissores mais importantes para o País pelo que é fundamental a presença e destaque nesta principal montra turística. A gastronomia e vinhos é um produto estratégico para o desenvolvimento turístico do País neste mercado, daí a nossa aposta em promovê-lo aqui e ao longo do ano através do Taste Portugal London”.

O programa Prove Portugal/Taste Portugal, implementado pelo Turismo de Portugal, apoia este conjunto de eventos a decorrer em Londres de Setembro de 2014 a Março 2015, onde se pretende afirmar Portugal como um destino gastronómico, sustentado em produtos genuínos de qualidade e em profissionais que reinventam a cozinha e os vinhos portugueses.

Com a participação de vários nomes premiados com estrelas Michelin, o Taste Portugal London aposta no intercâmbio de chefs, nomeadamente na deslocação a Londres dos mais conceituados chefs portugueses que, com os seus pares ingleses, apresentarão jantares de degustação e outras provas de gastronomia e vinhos nacionais, destinados à comunicação social e aos clientes dos restaurantes de grande reputação onde serão realizados.

Deste modo pretende-se associar Portugal à imagem dum destino privilegiado e inovador, onde o produto gastronomia e vinhos é trabalhado segundo as mais sofisticadas e contemporâneas tendências mundiais.

Refira-se que, em 2013, o Reino Unido foi o segundo mercado da procura externa para Portugal, enquanto gerador de receitas - 1.507 milhões de euros de receitas (+4,2 %). Também em 2013, os 1,4 milhões de hóspedes (+7,7 %), e que geraram sete milhões de dormidas (+8,7 %), colocaram o Reino Unido em primeiro lugar na lista dos mercados emissores para Portugal.

Já este ano, até Agosto, as dormidas dos britânicos em Portugal aumentaram 11,2 % (5,3 milhões), os hóspedes 15% (1,0 milhões de hóspedes) e as receitas 16,6 % (1.147 milhões de euros), face ao período homólogo de 2013.

 

Foto: Eleven