A reunião de Ministros de Turismo do Mediterrâneo Ocidental (Grupo Diálogo 5+5) realiza-se a 3 de Dezembro, em Lisboa. Sob o tema “Capital Humano”, o encontro será presidido pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, e pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.
Participam no Diálogo 5+5 os ministros responsáveis pela pasta do Turismo de Espanha, França, Itália, Malta, Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia.
O objectivo da reunião é reativar a cooperação neste sector, essencial para o desenvolvimento sustentável das economias dos países do Mediterrâneo Ocidental, valorizando a formação das profissões ligadas ao Turismo, aprofundando a investigação no sector e a constituição de um ambiente propício ao empreendedorismo.
A reunião, que resulta de um compromisso político assumido pela tutela no âmbito da co-presidência portuguesa do Grupo Diálogo 5+5, culminará com a assinatura da Declaração de Lisboa.
O Processo de Cooperação do Mediterrâneo Ocidental – conhecido como Diálogo 5+5 – foi lançado pela França, em 1983, com o objectivo de reforçar o diálogo político e a cooperação em áreas de interesse comum entre os países da bacia Ocidental do Mediterrâneo e promover o desenvolvimento económico do Magrebe.
A co-presidência do Diálogo 5+5 é actualmente exercida por Portugal e Marrocos.
Foto: Turismo de Lisboa