Este será o ponto de partida da 1ª Conferência Nacional sobre Turismo Residencial, organizada pela Associação Portuguesa de Resorts (APR), que vai decorrer hoje na Pousada de Cascais - Cidadela Historic Hotel & Art District. Esta iniciativa visa debater o estado em que se encontra este sector e os principais desafios que enfrenta actualmente.

A conferência, a primeira a realizar-se a nível nacional sobre esta temática, pretende debater um dos sectores com maior potencial de crescimento e de captação de investimento estrangeiro em Portugal. O momento vai servir igualmente para apresentar um estudo sobre a competitividade de Portugal em relação a outros países em termos fiscais para residentes não habituais, bem como os resultados do programa Living in Portugal.

O mote deste evento é: “Turismo Residencial: o petróleo de Portugal”. Segundo a organização, o Turismo Residencial é um dos sectores com maior potencial de crescimento em Portugal. Por isso este evento, visa debater a situação actual e desafios deste sector; o impacto das medidas fiscais e de autorização de residência; análise comparativa da competitividade de Portugal; resultados do programa Living in Portugal 2014; iniciativas multissectoriais e pluridisciplinares; e estruturação da promoção externa do imobiliário português.

Entre os oradores confirmados está Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português. Participarão também Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo; João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal; Diogo Gaspar Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Resorts; entre outros convidados.