Os turistas que visitaram o nosso País até Novembro de 2014 gastaram 29 milhões de euros por dia, perfazendo um total de 9,6 mil milhões de euros nesse período. Estes dados confirmam que 2014 foi o melhor ano de sempre do turismo em Portugal.

O secretário de Estado do Turismo confirmou estes valores: “Os turistas deixaram em Portugal mais de nove mil milhões de euros (9,6 mil milhões), o que equivale a 29 milhões de euros por dia”. Tendo por base os dados até Novembro de 2014 (avançados pelo Banco de Portugal), Adolfo Mesquita Nunes, afirmou que “o ano de 2014 é o melhor ano de sempre no turismo em Portugal, nos vários indicadores, no número de hóspedes, de dormidas, de proveitos de hotelaria e de receitas no sector do turismo”. Enfatizando que “batemos todos os recordes”.

Segundo o Banco de Portugal, as receitas com o turismo cresceram mais de 12%, face ao mesmo período de 2013, quando chegaram aos 9,25 mil milhões de euros. Perante este cenário, o secretário de Estado afirmou que “o objectivo é continuar a ganhar quota de mercado face aos nossos principais concorrentes”.

E entre esses concorrentes está a Espanha que também teve um ano de 2014 com um recorde histórico de quase 65 milhões de visitantes, ou seja, um acréscimo de 7,1%. Por isso, Adolfo Mesquita Nunes declarou que “este ano crescemos três vezes mais do que Espanha em dormidas e em receitas e queremos continuar esta rota de ganho de quota de mercado”, ainda que tenha reconhecido a diferença de dimensões do mercado turístico português e espanhol ao dizer que “Portugal está no top-30, não no top-10” dos destinos turísticos mundiais.

Importa ainda referir que os dados do Banco de Portugal revelam que cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o País, mais do que em Espanha que está cifrado em 250,7 euros em média.

Foto: Anabela Loureiro