A proposta partiu do Secretário de Estado do Desporto e Juventude em visita à Nazaré no cumprimento de um convite feito pelo surfista internacionalmente conhecido Garrett McNamara.
Emídio Guerreiro defendeu que Portugal deve “aproveitar a divulgação das ondas da Nazaré, com Garrett e com os outros atletas que a usam, tendo de ter a capacidade de a aproveitar, seja no domínio do turismo, seja na promoção externa das infra-estruturas desportivas de excelência, seja ainda no alavancar de toda uma indústria ligada ao sector do desporto e em particular aos desportos de mar». Acrescentando que a presença de muitas pessoas na Praia do Norte “demonstra o interesse que o Canhão da Nazaré já desperta, garantindo uma importante atractividade à Nazaré e ao País”.
O momento foi igualmente oportuno para explicar que o Governo está a “trabalhar para que a breve prazo possamos apresentar uma estratégia para a economia do desporto, que contemplará uma visão alargada e multidisciplinar do sector”. Por isso, enfatizou a ideia de que, enquanto responsável do Governo pela área do desporto, “este tipo de projectos e eventos integram o que, há já algum tempo, designo como economia do desporto e que ao fim ao cabo mais não é do que uma oportunidade de projectar internacionalmente o País, dinamizando a economia nacional pelo desenvolvimento das economias regionais e locais”.
Emídio Guerreiro não ficou indiferente às grandes ondas da Nazaré, afirmando estar “duplamente impressionado, pela dimensão das ondas, que pelo que sei não estão no seu máximo, e pelo número de pessoas que aqui se juntou”.
Foto: Tó Mané/Facebook Billabong XXL