A Volvo Ocean Race, a maior regata à volta do mundo e um dos três maiores eventos náuticos mundiais, chega a Lisboa e entre os dias 25 Maio e 7 de Junho, transformando a Doca de Pedrouços num dos ‘hot spots’ da cidade.

A passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa em 2015 representa um investimento conjunto de cerca de quatro milhões de euros da Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa.

José Pedro Amaral, Stopover Director Volvo Ocean Race Lisbon e responsável pela organização do evento em Portugal para as edições de 2014/2015 e 2017/2018, afirma que “esta passagem por Lisboa coloca Portugal no palco mundial da vela, promovendo o nosso turismo, a nossa economia e a nossa cultura”. Acrescentando que “temos, para este evento, uma ambição muito clara: renovar a ligação de Portugal e dos portugueses com o mar e ser o melhor e maior stopover de sempre da história da Volvo Ocean Race”.

Durante 14 dias de stopover em Lisboa, os portugueses terão à sua disposição 57.000m2 de recinto onde poderão, de forma totalmente gratuita, contactar directamente com as sete equipas e respectivos barcos, assistir a concertos ou visitar as diferentes exposições, feiras e actividades, tudo subordinado ao tema do mar.

Como José Pedro Amaral explica: “Vamos ter actividades dos oito oito aos 80, entrada gratuita em todas as áreas do recinto e uma infra-estrutura com todas as condições para que as famílias possam desfrutar de um dia em pleno na Race Village da Volvo Ocean Race”. Com estas iniciativas pretendem “democratizar este evento, a vela e o mar, aproximando-os novamente dos portugueses”.

A edição de 2014/2015 da Volvo Ocean Race teve início a 11 de Outubro de 2014, em Alicante, e termina a 27 de Junho de 2015 em Gotemburgo, na Suíça, colocando à prova sete equipas que percorrem 38.739 milhas náuticas à volta do mundo, superando nove etapas e passando por 10 portos diferentes: Alicante (Espanha), Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (EAU), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Rhode Island, EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Haia (Holanda).

Este evento internacional vai também de encontro a uma das estratégias traçadas pela Associação de Turismo de Lisboa, anunciadas recentemente, em fazer crescer a notoriedade da capital como uma marca reconhecida a nível internacional e para a qual muito contribui a Volvo Ocean Race.

Foto: Maria Muiña - Desafio Mapfre