Começa hoje a BTL que vai decorrer até ao dia 1 de Março na FIL, no Parque das Nações, Lisboa. Na 27ª edição, a Comissão Organizadora tem como objectivo consolidar o crescimento alcançado em 2014, em número de visitantes, expositores e compradores internacionais.

Promovida pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, a BTL 2015 pretende captar mais de 68 mil visitantes durante os cinco dias, consolidando assim o crescimento de 5% alcançado em 2014. Em termos de expositores, já foi ultrapassada a barreira das 1.000 empresas e entidades, nacionais e estrangeiras que irão participar nesta edição da BTL 2015.

Com um investimento total de um milhão de euros, a BTL 2015 dá o primeiro passo no sentido de se tornar um verdadeiro Hub para a Lusofonia, através do programa de Hosted Buyers. O programa de compradores internacionais desta edição inclui uma área específica para o Brasil mas o objectivo é tornar-se cada vez mais abrangente e estender-se a Cabo Verde, Moçambique e Angola. Esta iniciativa teve início em 2010 e ao longo dos quatro anos participaram 600 empresas portuguesas e 945 buyers internacionais de 29 países, tendo gerado mais de seis mil reuniões.

Com uma área de 30.200m2, a BTL está distribuída por três pavilhões e zona exterior. No Pavilhão 1 estarão representadas as entidades de promoção do turismo nacionais – direcções e entidades regionais e ilhas incluídas. No Pavilhão 2 será ocupado pelos municípios, hotelaria e serviços. A área internacional, com os operadores, distribuidores e animações, estará localizada no Pavilhão 3, o qual irá receber 36 destinos internacionais.

Andorra, Angola, Andaluzia, Austria, Bosnia e Herzegovina, Brasil (representado por vários estados com espaços autónomos - Santa Catarina, Permabuco, Pará ), Cabo Verde, Cuba, EUA, Formentera, Índia, Indonésia, Macau, Malásia, Marrocos, Moçambique, Panamá, Républica Dominicana, Rússia, São Paulo, São Tomé, Taipei, Tunisia, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, China, Colômbia, Paraguai/ Casa da América Latina, Irão, Peru e Roménia.

12 destinos vão participar de uma forma autónoma pela primeira vez na BTL: China, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, Perú, Colômbia, Paraguai, Irão, Peru, Roménia e dois  estados brasileiros - Pernambuco e Santa Catarina.

A BTL 2015 manteve este ano a imagem lançada em 2014, tendo como claim - “O melhor de dois mundos” e como assinatura “Ponto de encontro. Ponto de partida”, conjugando, assim, a comunicação quer para o segmento Business to Business (ponto de encontro de negócios) como para o Business to Consumer (ponto de partida para novos destinos).

Os primeiros dias de BTL serão reservados aos profissionais do sector do Turismo, e dia 27, a partir das 18h e durante todo o fim-de-semana, o salão abre também as suas portas ao grande público.