A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) está a promover as regiões do Minho e dos Açores na Polónia. Esta acção está a ser desenvolvida junto de 15 agentes de viagens especializados neste mercado e tem por objectivo captar turistas que se interessam pela gastronomia.
O evento de apresentação, que decorreu na cidade de Poznan, envolveu degustação dos produtos e provas de alguns dos pratos típicos mais emblemáticos duas regiões portuguesas. O caldo verde, o vinho verde, o vinhão e os enchidos do Minho foram algumas das especialidades em destaque na apresentação, onde também não faltou o famoso cozido das furnas açorianas.
O Minho e os Açores devem passar a integrar o catálogo de oferta de Turismo de Culinária destas 15 agências de viagens especializadas no mercado polaco. As agências, que já promoviam destinos tradicionais como a Toscana, em Itália, e Provença, em França, reconhecem assim a qualidade deste turismo em Portugal.
“É gratificante começar a receber resultados operacionais das acções da APTECE e mostrar que o investimento realizado começa a gerar resultados para a economia nacional”, afirma José Borralho, presidente da associação. “Esperamos que isso seja motivação para as entidades locais apostarem mais nesta vertente do turismo e contamos estar a receber os turistas polacos já a partir de Maio”, acrescenta o responsável.
A acção de promoção da APTECE tem a colaboração da Região de Turismo dos Açores e do Porto e Norte, em especial da autarquia de Ponte de Lima, que, juntamente com Viana do Castelo, assumem destaque nos pacotes a serem comercializados na Polónia.