Os dados revelados pelas entidades oficias revelam uma boa performance do sector do turismo no mês de Janeiro de 2014. Ainda assim, o presidente do Turismo de Portugal (TP) lembrou que um crescimento hoteleiro igual a superior o ano transacto depende de várias “evoluções”.
Segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os hotéis portugueses receberam cerca de 789 mil hóspedes em Janeiro deste ano, registando uma subida homóloga de 13,4% nas dormidas. Desta forma, acentuou-se a tendência de crescimento do mercado interno.
O presidente do TP, João Cotrim de Figueiredo, durante o evento de inauguração da requalificação das áreas técnicas da cozinha e pastelaria da Escola de Hotelaria de Coimbra, reforçou esta ideia de que, de facto, existe uma tendência de crescimento do mercado interno e externo. “Nos meses de época baixa, e Janeiro é um desses, o mercado interno é mais importante do que o mercado externo, sendo, por isso, natural que os crescimentos se façam à custa do mercado interno”.
Apesar de João Cotrim de Figueiredo ter afirmado que “trata-se apenas dos resultados de um mês e, portanto, estando muito satisfeito com o que se passou”, referiu, no entanto, que “não damos por adquirido que 2015 vá ser um ano tão forte como foi 2014”. Até porque, como salientou, “a actividade turística é sujeita aos mais variados tipos de evoluções e basta haver um problema de índole económica no espaço europeu, de onde vêem mais de 80% dos nossos turistas, para que possamos ainda ser afectados durante este ano”.
Ainda assim, o presidente do TP tem “fundadas esperanças” de que 2015 se mantenha na linha dos dois anos anteriores, mas que tal “vai depender muito do trabalho que nós e o sector privado fizermos durante o ano”.
Foto: Anabela Loureiro