As estimativas para a Páscoa, no período compreendido entre 30 de Março a 5 de Abril, avançam com um aumento da procura face ao período homólogo de 2014, em várias regiões do País. Na esmagadora maioria, esse aumento da procura é alavancado nos turistas espanhóis.

A associação de Hoteleiros do Estoril afirmou que “para os hoteleiros, a Páscoa de 2015 será melhor do que a Páscoa de 2014”. Este optimismo foi revelado pelos operadores desta região turística que, em todos os segmentos, reviram em alta as suas perspectivas para a Páscoa 2015.

A associação declarou que os operadores deverão registar um aumento médio da taxa de ocupação de hotéis de quatro e cinco estrelas na ordem do 10% na Páscoa de 2015. Face a estes valores, os hoteleiros da Costa do Estoril - que engloba os operadores de Cascais, Oeiras, Sintra, Mafra e região de Lisboa -, não podiam estar mais optimistas.

Relativamente às receitas totais, a perspectiva desta entidade é que os hotéis da zona obtenham um aumento que pode ir até aos 11%, sobretudo no que se refere aos alojamentos mais caros. Este crescimento das receitas fica a dever-se a uma maior procura e a uma subida do preço médio da estada no período da Páscoa, que poderá chegar aos 9% em hotéis de três estrelas e aos 5% em hotéis de cinco estrelas.Os hoteleiros esperam ainda um crescimento médio de 5,5% das receitas em alojamento e um aumento até 9% das receitas de restaurante.

Como já é habitual nesta época, os turistas provêm de Espanha, França e Alemanha; no entanto, verifica-se uma tendência para o aumento do número turistas dos Estados Unidos da América, Bélgica, Finlândia e Holanda.

Este optimismo e valores são partilhados pela região de Lisboa. Com efeito, e de acordo com o inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal aos seus associados, Lisboa é a região que antecipa melhores resultados nas receitas, com subidas de 62%. Aqui, o principal mercado emissor é a Espanha.

Também o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve afirmou que a procura turística para esta Páscoa está a aumentar e poderá superar em 5% os resultados registado no mesmo período de 2014. Refira-se que o período da Páscoa foi sempre considerado como a arranque da época turística algarvia, sendo também uma região muito procurada nesta altura tanto por turistas portugueses como espanhóis.

De igual modo, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, tendo por base os recentes indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, prevê que esta Páscoa seja “muito positiva” para a região, graças ao aumento da procura por parte dos turistas espanhóis. Tal vem reforçar o crescimento no sector que já se verifica desde o ano passado.

Foto: Epic Sana Algarve Hotel