Depois de ontem ter sido anunciado um acordo entre a ANA Aeroportos de Portugal (ANA) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) relativamente ao pagamento de taxas turísticas. Agora, as autarquias do Porto e de Faro também pretende que o mesmo protocolo seja aplicado às suas cidades.
Recorde-se que ontem foi noticiado um acordo entre a ANA e a CML relativamente ao pagamento de uma taxa turística, cuja receita poderá reverter cerca de 4,5 milhões de euros para os cofres da autarquia.
Face a esta notícia, e de acordo com o Jornal Económico, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, pediu uma reunião onde pretende pedir “uma solução de cooperação”, que seja “equivalente àquela que acabou de ser anunciada relativamente ao município de Lisboa”.
Os municípios da Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Faro reivindicam também as mesmas condições que foram dadas a Lisboa.
No artigo publicado, o chefe de gabinete da Câmara Municipal de Faro, Henrique Ascenso Gomes, refere que regista “com interesse o gesto de generosidade por parte da ANA que com certeza vai ter um impacto muito positivo nos hotéis de Lisboa”. Por isso mesmo, considera que “é evidente que vamos estabelecer contactos para encontra uma solução de equidade”.
Foto: Anabela Loureiro