Carlos Ferreira, um dos principais empresários da área de restauração do Canadá, foi distinguido na primeira edição dos prémios Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), na categoria “Portugueses lá fora”.

Esta categoria galardoa portugueses que se destacaram no estrangeiro através de uma marca e/ou estabelecimento HORECA (canal que engloba hotéis + restauração + cafés).

O empresário, considerado um verdadeiro embaixador da gastronomia portuguesa naquele país, é proprietário de três conceituados espaços de restauração: o Café Ferreira (‘fine dinning’), Café Vasco da Gama e Vasco da Gama aeroporto (no aeroporto Pierre Elliott Trudeau, ambos, com o conceito slowfood inteligente), e a Taberna Portuguesa F (conceito de petiscos portugueses). Também na área do catering tem uma das principais empresas do ramo.

Refira-se que os restaurantes do Grupo Ferreira são verdadeiros casos de sucesso no panorama da restauração do Canadá e recebem, mensalmente, mais de nove mil clientes.

Carlos Ferreira considera que “este prémio tem uma enorme importância, reconhecendo o trabalho que tenho desenvolvido ao longo da minha carreira, e o esforço que faço diariamente para promover os fantásticos produtos e sabores portugueses. Espero que o meu exemplo possa servir de incentivo para que a restauração nacional tenha cada vez mais empenho em elevar os parâmetros de qualidade nesta área”.

O primeiro espaço, o Ferreira Café, aberto deste Abril de 1996, é um verdadeiro embaixador da gastronomia portuguesa, com grande destaque para os vinhos nacionais, no Canadá. Ao Ferreira Café, mas com um conceito diferente mais descontraído mas com grandes influências portuguesas, junta-se o Vasco da Gama Café aberto ao público em 2004. Finalmente, com o objectivo de apresentar os sabores nacionais de uma forma mais irreverente e num local completamente dedicado às artes, na Place des Arts surge o terceiro espaço do empresário, a Taberna F, em 2010.

 Além de profissional da área de restauração, Carlos Ferreira é importador de várias marcas das mais emblemáticas de vinhos portugueses no Quebec. Marcas como Niepoort, CARM, Quinta do Crasto, Quinta do Vallado e Vale de Meão destacam-se nas cartas de vinho dos restaurantes do Grupo Ferreira. A sua paixão pelos vinhos portugueses levou-o, recentemente, a desenvolver o seu próprio vinho, o  ‘F’, que se apresenta num Branco, um Branco Reserva, um Rosé e num Tinto Reserva, produzido pela CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, da região do Douro Superior. Para o seu espumante, Carlos Ferreira seleccionou o produtor Campo Largo, da região da Bairrada.

A primeira edição dos Prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizou-se em Lisboa e distinguiu os melhores no sector da Restauração e da Hotelaria em Portugal, em dez categorias diferentes: Conceito Marca, Entidade Regional de Turismo, Portugueses Lá Fora, Programa de Divulgação de Oferta Turística, Produto ou Serviço do Ano / Parceiro do Ano, Jovem Empresário / Empreendedor do Ano, Sustentabilidade Ambiental, Projecto de Solidariedade, Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional  e Personalidade do Ano.