O Índice MasterCard de Destinos Globais, divulgado em Londres, revelou que Lisboa foi a quarta cidade europeia que cresceu mais rapidamente em termos de visitantes internacionais desde 2009. As cidades que superaram a nossa capital foi Istambul, Hamburgo e Copenhaga.

Segundo este índice, estima-se que Lisboa receba, em 2015, 3,56 milhões de visitantes estrangeiros, sobretudo motivados pelo lazer e negócios. A concretizar-se, vai corresponder a um acréscimo de 42% face aos 2,5 milhões de visitantes estrangeiros em 2011 e uma taxa de crescimento anual cumulativo de 8,3%.

As perspectivas, para este ano, são também muito positivas ao nível dos gastos dos turistas durante a sua estada na capital portuguesa, já que, no conjunto este estudo prevê que gastem cerca de 1,62 mil milhões de euros.

No top do rancking continua a cidade de Londres, aliás que ocupa o número um cinco vezes nos últimos sete anos, que tudo indica que vá receber, em 2015, 18,82 milhões de visitantes internacionais e que deverão gastar 18,6 mil milhões de euros durante a sua estada nesta cidade londrina, ou seja, uma média de 900 euros por pessoa.

A presidente da MasterCard para os Mercados Internacionais, Ann Cairns, defende que as grandes cidades acabam por tornar-se “portas de entrada” para o território nacional e que o presente estudo revela também que os turistas estrangeiros “estão cada vez menos interessados em comprar coisas e mais em ter experiências”.