A Associação Regional para a Promoção do Turismo Acessível nos Açores vai disponibilizar, a partir de Setembro, uma base de dados com informação sobre os empreendimentos turísticos, transportes e restaurantes acessíveis a pessoas com deficiência motora ou dificuldades de locomoção.
O presidente desta associação, Tiago Valente, em declarações à Lusa, revelou que “já temos uma base de dados bastante exequível para colocarmos online na nossa página na net”. Numa primeira fase, explicou também, terá “informação sobre as ilhas do triângulo e irá para o ar aquando da realização, a 24 de Setembro, na ilha Terceira, do Fórum Empreendedorismo em turismo acessível”. Depois do Faial, Pico e São Jorge, será a vez da ilha Terceira a integrar a plataforma e logo depois São Miguel.
A plataforma vai disponibilizar informações sobre rent a car, empreendimentos turísticos, restaurantes, empresas de animação, operadores para observação de cetáceos ou empresas certificadas onde é possível realizar mergulho adaptado.
Tiago Valente declarou que ficaram “bastante surpreendidos”, porque já existe informação a este nível, “principalmente, ao nível da restauração e empreendimentos turísticos, alguns hotéis que já possuem os quartos adaptados, as casas de banho e roupeiros”. Ainda assim, não deixou de dizer que a adaptação dos edifícios é “dificultada” por serem antigos e onde “é impossível fazer algum tipo de intervenção”.
Acrescentando que esta informação “não abrange só pessoas portadoras de deficiências, mas também o turismo sénior, idosos com mobilidade bastante reduzida”.
Foto: Turismo Açores