O novo Terminal 1 do Porto de Leixões vai ser inaugurado no dia 23 de Julho. Com assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva, docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, pretende ser um espaço vivo, com actividade de cruzeiros, vocação marinha e dinâmica social.

Este terminal é um projecto promovido pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões. O projecto visa, como se pode ler no site oficial, “melhorar a eficácia comercial do porto, associada à actividade dos cruzeiros” e a “integração urbana, associado ao incremento da sociabilidade com a população envolvente”.

O Terminal 1 insere-se no maior projecto de sempre de abertura do porto à cidade, fazendo do Porto de Leixões uma importante porta de entrada na região e impulsionando definitivamente o crescimento do número de navios de cruzeiro e de passageiros em Leixões, assumindo-se cada vez mais como um porto de cruzeiros.

Com a construção no novo cais com 340m de comprimento inaugurado em Abril de 2011, Leixões começou a poder receber os maiores navios de cruzeiro, acolhendo assim a maior parte dos navios de cruzeiro da actual frota mundi. Agora o novo Terminal 1 de Cruzeiros do Porto de Leixões prevê receber 83 mil passageiros e e 42.700 tripulantes até ao final do ano, uma vez que já tem agendado 90 escalas de navios cruzeiro.

Este espaço vai ser dotado de cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro e porto de recreio náutico para 170 embarcações e respectivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões alberga ainda o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto e várias unidades de investigação com vocação marítima (da Biologia à Robótica), servindo especialmente de pólo de incubação de novas empresas que irão tirar proveito económico das inovações desenvolvidas na Universidade. O novo edifício será também sede do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto (CIIMAR), uma das mais relevantes unidades de investigação nacionais na área das Ciências Marinhas, integrado num dos únicos 25 laboratórios associados ao Estado do País. Outras unidades de investigação da Universidade do Porto com projectos ligados ao Mar, nomeadamente de desenvolvimento de tecnologias subaquáticas (como veículos submarinos autónomos), vão passar a ter neste edifício espaços próprios para a realização de testes e experiências em ambiente marítimo.

O novo Terminal localiza-se no Molhe Sul do Porto de Leixões, a apenas três quilómetros da cidade do Porto.

Foto: JOFEBAR