Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que existiu um crescimento no número de turistas portugueses mas a nível interno.
No primeiro trimestre deste ano, a população residente em Portugal efectuou cerca de 3,7 milhões de viagens turísticas. Este valor, segundo o INE, correspondeu a um acréscimo de 4,1% face ao mesmo período de 2014.
Os portugueses continuam a viajar, sobretudo, em ‘visita a familiares ou amigos’ , mas o maior crescimento não se sentiu nesta motivação, foi antes no ‘lazer, recreio ou férias’ com 35% do total de viagens dos nacionais. Aliás, este valor foi o que mais contribuiu para o crescimento total no número de viagens turísticas de residentes dentro do País.
Em termos de tipologia de alojamento, o mais procurado continua a ser o ‘particular gratuito’ com 65,8% do total de dormidas. Ainda assim, o maior crescimento nos primeiros três meses deste ano verificou-se nos ‘hotéis e similares’, que aumentaram também o seu ‘peso’ comparativamente ao mesmo período de 2014.
Ao nível do perfil dos portugueses que viajaram em turismo, 52,2% era do sexo feminino e o escalão etário dos 25 aos 44 anos aquele que congregou maior número de turistas, com 32,2% do total.
Apesar de ‘ganhar’ a máxima ‘vá para fora cá dentro’, a realidade é que também se encontra em crescendo o número de viagens turísticas dos residentes portugueses para o estrangeiro, que aumentou 31,4%, com particular destaque para a contribuição do número de viagens de avião (mais 51,6% neste primeiro trimestre de 2015).