Os responsáveis das unidades hoteleiras prevêem que o Verão de 2015 seja favorável, nomeadamente em termos de procura e em todas as regiões do País.
O Barómetro de Conjuntura Verão 2015, do Turismo de Portugal, revela que o Algarve, Norte, Lisboa e Centro vão estar em destaque esta estação, no entanto, com a opção de aumento a expressar de forma mais acentuada essa tendência, por parte dos estabelecimentos de categoria superior.
Já em termos de mercados emissores, o Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Irlanda constituem o grupo de mercados para o qual se espera aumento da procura, sendo que este sentido de evolução será determinante no comportamento dos principais destinos turísticos.
O Reino Unido e Alemanha vão reforçar as suas performances nos principais destinos turísticos nacionais, evidenciando-se, contudo, os aumentos estimados para as regiões Norte e Centro e, no caso do mercado alemão também para Lisboa, onde as suas preponderâncias são habitualmente menores. Já Espanha e França também com perspectivas optimistas nas regiões onde a sua representação é mais significativa, destacando-se, no entanto, os crescimentos esperados por parte dos empresários das unidades hoteleiras do Algarve. E o Brasil, embora com tendência de vir a manter a procura em todas as regiões do País, é referido pelos hotéis mais qualificados de Lisboa como um mercado que subirá nesta região.
Outras análises prendem-se com o facto de os hotéis de cinco estrelas da Madeira estimarem uma subida do Reino Unido, que poderá determinar o eventual aumento global da região; e ainda que o mercado nacional reforçará a procura não só nas regiões onde a sua representatividade é maior, ou seja, nas regiões Norte e Centro, como também no Algarve e nos Açores.
O Barómetro de Conjuntura é um documento de divulgação bianual, com uma análise às perspectivas de evolução da procura a curto prazo, das várias regiões do País (NUTS II), formuladas com base nas opiniões dos responsáveis dos estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos e apartamentos turísticos, que se encontram em funcionamento. O presente estudo reporta-se às previsões efectuadas para o Verão de 2015.
Foto: Anabela Loureiro