Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao primeiro semestre do ano, mostram que o destino turístico Porto e Norte registou um crescimento significativo. Este aumento revelou-se sobretudo no número de dormidas de estrangeiros que foi de 17%, comparativamente a 2014.
Segundo o INE, entre Janeiro e Junho do corrente ano, a região do Porto e Norte recebeu um total de 1.365.900 de dormidas de estrangeiros, sendo que, no período homólogo de 2014, tinha sido de 1.168.800 dormidas de estrangeiros. Por outras palavras, no primeiro semestre de 2015, esta região de turismo obteve um crescimento de cerca de 200 mil dormidas, ou seja, teve um aumento na ordem dos 17%, comparativamente a 2014.
Em declarações à Lusa, o presidente da direcção da ATP (agência que promove a nível externo a região de turismo do Porto e Norte), Rui Moreira, explicou que “estes números vêm sustentar a estratégia que a ATP está a seguir e que se tem materializado em resultados muito positivos para o destino”.
Estes números são também fruto do trabalho e da campanha da ATP que, no primeiro semestre deste ano, ao Porto e ao Norte 139 agentes do sector, bem como 110 jornalistas internacionais que tiveram a oportunidade de observar in loco as potencialidades e oportunidades desta região.
Mas são também fruto da nova base operacional da easyJet, nomeadamente nas rotas Porto-Istambul (Turkish Airlines), Porto-Dusseldorf (Germanwings) e Porto-Praga (Czech Airlines).
Os dados divulgados revelam ainda que os espanhóis são os turistas estrangeiros que mais visitam o Porto e Norte de Portugal (23,2%), seguindo-se os franceses (15,4%) e os brasileiros (10%).
Fonte: Câmara Municipal do Porto / Foto: Anabela Loureiro