A Câmara Municipal do Funchal inaugurou a primeira instalação do Urb Art, um projecto que visa revitalizar e enriquecer o espaço público com novos atractivos culturais e turísticos por via da arte urbana. A primeira instalação é fruto da imaginação da artista madeirense Bárbara Gil Pereira e situa-se na frente marítima da cidade.
A autarquia identificou vários locais públicos no Funchal que podem ser aproveitados para manifestações artísticas e que vão desde muros a edifícios degradados ou esteticamente desenquadrados no conjunto ou na paisagem e que trabalhados podem ser visualmente mais atraentes.
Para o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, o Urb Art “além de revitalizar os espaços da cidade, aproxima a linguagem das ruas e da cultura às pessoas, que assim passam a beneficiar do trabalho dos artistas urbanos que expressando as suas ideias de forma livre, contribuem para a criatividade urbana”.
Com 117m2 a instalação de arte urbana de nome “Zapruder”, a obra apresentada foi realizada no Auto Silo Almirante Reis, na Avenida do Mar, na frente marítima da cidade tendo um fantástico impacto visual para todos os que passam, inclusive nas embarcações marítimas, projectada pelos 117m2 de pintura. O nome é uma homenagem à máquina Bell&Howell, usada por Abraham Zapruder quando filmou o assassinato de John F. Kennedy. De acordo com a artista, “é uma reflexão sobre a era da informação, das redes sociais e da observação constante em que vivemos”.
A autarquia irá lançar brevemente novos locais que possam ser intervencionados para a 2ª edição do UrbArt Funchal, que deverá iniciar-se em Outubro.