Fonte oficial da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) anunciou que apenas existe um candidatado à concessão da pousada situada junto à barragem do Alqueva, no Alentejo concretizar-se o negócio será por 20 anos e no valor de 1,2 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, a respectiva fonte explicou que “só um candidato” apresentou até ao momento a sua proposta através do procedimento lançado para concessionar as instalações da ‘Pousada de Alqueva’, localizada junto à barragem, na Herdade do Bravo, concelho de Moura, distrito de Beja. 

No que diz respeito à proposta em questão, a mesma fonte revela que “está em fase de apreciação e não há uma previsão de data para o anúncio” da decisão da EDIA. Adiantando que o valor da soma das rendas a pagar pelo concessionário durante 20 anos mais actualizações está estimado em cerca de 1,2 milhões de euros.

O espaço a concessionar é constituído por uma área rústica de 45 hectares e três edifícios, dois com 40 quartos cada um e outro com espaços comuns e 12 quartos de apoio, os quais serviram para alojar técnicos durante a construção da barragem do Alqueva.

O prazo inicial para a apresentação das propostas para concessão da pousada terminou no dia 21 de Agosto, no entanto, com o objectivo de a EDIA fornecer elementos adicionais a interessados, este período foi adiado por mais 10 dias, tendo terminado no dia 31 de Agosto. 

A fonte da EDIA não adiantou o nome do respectivo interessado na ‘Pousada do Alqueva’.