O operador turístico TUI vai passar a realizar dois voos semanais entre a Holanda e três ilhas dos Açores a partir já do Verão de 2016. O Pico passa, assim, a estar na rota das viagens internacionais.
O director da TUI, Luc Lentjes, em conferência de imprensa que decorreu em Ponta Delgada, anunciou que vão “operar com o Boeing 737-800, com 183 lugares, duas vezes por semana, oferecendo um total de 9.881 lugares entre Amesterdão e os Açores”, sendo que estes voos vão decorrer às segundas e sextas-feiras.
O operador turístico, que já realiza voos entre a Holanda e as ilhas de São Miguel e Terceira, vai iniciar a rota para o Pico, que deverá começar a operar entre Abril e Outubro de 2016 a rota para o Pico. Esta acção traduz-se em mais 15% da capacidade de oferta da TUI no arquipélago açoriano.
Na origem desta decisão está, segundo Luc Lentjes, os inúmeros pedidos dos seus clientes em quererem visitar as restantes ilhas dos Açores. Com efeito, a partir do Pico poder-se chegar a outras ilhas de barco, como o Faial e São Jorge.
Este anúncio foi acolhido com grande expectativa por parte das autoridades locais e regionais.
O secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, congratulou a TUI por esta acção, salientando que é “a primeira vez que um operador privado entra directamente pelo Pico” e que “é mais um passo para a consolidação do destino Açores”, uma vez que permite “abrir uma nova porta de entrada no arquipélago, cujos benefícios se vão estender a outras ilhas do grupo central”. Acrescentando que a “Holanda é um mercado consolidado, onde a região tem vindo a investir, e continuar a aposta é maximizar o retorno que se obtém”, salientando que a nova rota traduz-se em cerca de 60 mil dormidas.
Já o presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico considerou que esta é “uma grande notícia” para a ilha e para o Triângulo (conjunto das ilhas do Pico, Faial e São Jorge). Mark Silveira recordou que o concelho tem o maior índice de alojamento turístico rural na ilha e acredita que grande parte dos turistas holandeses vão pernoitar nesses empreendimentos, pelo que o impacto financeiro será importante para a economia local.
Foto: Anabela Loureiro