No âmbito do Fórum Europeu de Turismo para Todos, que decorre em Albufeira, no Algarve, o presidente da Fundação INATEL, Fernando Ribeiro, defende que “são precisas respostas para o futuro de um turismo que se quer cada vez mais responsável, inclusivo, acessível e sustentável”.

O evento serviu também para que a Fundação INATEL, entidade portuguesa promotora do turismo social, subscrevesse juntamente com dez organizações de turismo social de nove países o Código de Ética da Organização Mundial de Turismo.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Ribeiro Mendes explicou que este código é “um compromisso voluntário e simbólico para tornar a actividade turística socialmente mais responsável, promovendo ao mesmo tempo a actividade turística para todos”. Acrescentando que o mesmo assenta em “princípios de transparência, sustentabilidade e solidariedade, com a defesa dos direitos humanos, o respeito pelos valores culturais de cada comunidade e sem práticas discriminatórias”. Aliás, foi com pesar que referiu que na actividade turística “ainda existem problemas e práticas condenáveis por parte de alguns operadores”.

No Fórum Europeu de Turismo para Todos, promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (OITS), e dedicado à inovação e respostas para o futuro de um turismo mais responsável, inclusivo, acessível e sustentável, participam alguns dos mais importantes operadores internacionais de turismo social.

Foto: Anabela Loureiro