O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que, no 2º trimestre de 2015, os residentes em Portugal realizaram cerca de 4,3 milhões de viagens turísticas. Isto representa um decréscimo de 1,6% face ao 2º trimestre de 2014 (+4,1% no 1º T 2015).

Segundo o INE, este resultado reflecte em parte a forte variação negativa ocorrida no mês de Abril, associada a efeitos de calendário, visto que nos dois meses seguintes se registou um crescimento das viagens de turismo efectuadas por residentes.

Os dados avançados revelam que as visitas a ‘familiares ou amigos’ registaram uma diminuição de 4,9%, tendo este motivo continuado a ser o que reuniu o maior número de deslocações: 44,9% do total. Já as viagens por ‘lazer, recreio ou férias’ aumentaram 4,2% concentrando 39,5% do total.

O INE salienta que a redução do número de deslocações turísticas resultou exclusivamente da menor opção por destinos domésticos (-1,9%), já que as viagens turísticas dos residentes para o estrangeiro registaram um ligeiro aumento de 0,9%.

O ‘alojamento particular gratuito’ concentrou o maior número de dormidas (61,4%), seguido dos ‘hotéis e similares’ com 30,1% das dormidas.