O presidente do Turismo de Portugal (TP) afirmou durante o World Travel Market (WTM), a decorrer em Londres, que o nosso País já bateu diversos recordes em 2015, entre os quais está, pela primeira vez, a possibilidade de ultrapassar a Grécia ao nível das receitas turísticas provenientes dos turistas britânicos.
João Cotrim de Figueiredo avançou que, além dos recordes históricos em termos de número de turistas britânicos e de receitas do turismo provenientes do Reino Unido, poderá, pela primeira vez, ultrapassar a Grécia.
Segundo os dados avançados no evento, até ao mês de Agosto de 2015 (comparativamente com o período homólogo de 2014), o número de hóspedes britânicos aumentou 7,1%, o número de dormidas passou para 7,7% e o valor das despesas feitas por turistas do Reino Unido foi de 11,8%.
Tendo em conta este cenário, o presidente do TP revelou que este valor vai permitir a Portugal ultrapassar a Grécia em termos de valor de receitas do turismo britânico. Salientando que os gregos “também cresceram, mas à custa da descida de preços”.
Outra novidade avançada por João Cotrim de Figueiredo foi uma mudança de paradigma em termos de destinos turísticos nacionais preferidos pelo mercado emissor do Reino Unido. Com efeito, para lá do tradicional Algarve e Madeira, no último ano, surgiu “um fenómeno de redescoberta de Portugal por parte do público britânico”. Entre as regiões que os britânicos estão a começar a ‘descobrir’ estão os Açores, Alentejo, Centro e Norte do País.
O WTM decorre até ao dia 5 de Novembro, sendo que neste certame o Turismo de Portugal, através do pavilhão ExCeL, tem patente sete regiões de turismo nacionais e 50 empresas turísticas portuguesas.
Foto: Site Vizit Azores