A Câmara Municipal do Porto revelou que existem mais de 30 pedidos de licenciamento para novos hotéis na cidade. Trata-se de processos referentes à intenção de executar empreendimentos turísticos que ainda não receberam alvará de construção.

Na autarquia portuense estão a tramitar 15 licenciamentos para empreendimentos turísticos referentes a pedidos efectuados entre 2014 e 2015. No entanto, existem seis novos hotéis que abriram recentemente com alvará emitido, nomeadamente na Rua Fonte Taurina (Ribeira), Rua da Boavista, Rua das Flores (perto dos Clérigos e Ribeira), Praça da Batalha (em frente ao Teatro Nacional São João), Alameda Basílio Teles e Rua Sá de Noronha.

Segundo o site da autarquia (porto.pt), a “explosão de pedidos de licenciamento para novos hotéis está também a registar-se na Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) - Porto Vivo, entidade em fase de municipalização, onde deram entrada mais 15 pedidos para novas unidades hoteleiras”. Da sua lista faz parte, com alvará de construção, cinco projectos a serem erigidos na zona da Ribeira.

Segundo a SRU, existem mais dez hotéis em fase de projecto cujo pedido foi efectuado em 2014 e 2015, dois dos quais vão localizar-se na Avenida dos Aliados.

Refira-se ainda que Mário Ferreira, proprietário da empresa Douro Azul, anunciou o início da requalificação da antiga Pensão Monumental, um emblemático edifício no coração da Avenida dos Aliados que será reconvertido em hotel de luxo.

A Porto Vivo explicou que o número de pedidos de informação para adquirir edifícios na zona histórica tem vindo a aumentar, tanto por parte de portugueses como estrangeiros, correspondendo a esta procura espaços logísticos, habitação, hotelaria, hostels e alojamento local.

Segundo a SRU, a Rua das Flores é uma das ruas mais procuradas para abrir negócio, muito embora exista procura pelas ruas da Vitória, Mouzinho da Silveira, Almada ou a Avenida dos Aliados, sobretudo ao nível da hotelaria.

Foto: Turismo Porto e Norte