A iniciativa pioneira ‘Hospitality Challenge’, integrada na Cimeira Portugal Future Hoteliers Summit, uma iniciativa da Terra International, seleccionou a primeira equipa portuguesa que irá participar no ‘Young Hoteliers Summit’.
Esta competição internacional entre alunos vindos de escolas superiores de hotelaria do mundo inteiro acontecerá na prestigiada escola de hotelaria École Hôteliére de Lausanne, na Suíça, em Março de 2016.
Joana Rita Arvelos, Sara Daniela da Silva Ferrete e Tiago Manuel Santos Castro são os vencedores do primeiro Hospitality Challenge, os vencedores irão, como prémio, disputar o ‘Young Hoteliers Summit 2016’. A equipa vencedora destacou-se pela criatividade do conceito desenvolvido e originalidade da apresentação. Os vencedores são estudantes da Universidade Europeia, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - Escola Superior de Gestão e do Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão. O primeiro prémio é uma oferta da empresa Terra Internacional.
Em segundo lugar ficou a equipa constituída por Inês Sequeira Fino, Marcos Eduardo Giuberti e Maria Cruz, estudantes da Universidade Europeia, Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. O segundo prémio é um estágio de seis meses pago para cada um dos elementos da equipa, nos hotéis de cinco estrelas Penha Longa Resort, Porto Palácio Congress & Spa e Monte da Quinta Resort, oferecidos respectivamente pelo Ritz Carlton, Sonae Turismo e Terra International.
O terceiro lugar foi para a equipa constituída por Inês Guterres Leite da Costa, José Gonçalves, Marta Jorge Rodrigues, estudantes do Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, da Universidade Católica - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, respectivamente. Cada um dos alunos ganhou três sessões de Executive Coaching, uma cortesia da empresa StantoChase.
O desafio colocado às nove equipas compostas por três alunos seleccionados por cada uma das nove escolas superiores de hotelaria portuguesas, foi o de: encontrarem um sistema de eficiente de gestão de reclamações num mundo actual orientado para a tecnologia. Durante três dias os concorrentes estiveram imersos no mundo da hotelaria, participando em focus groups, workshops, painéis e sessões de trabalho intenso, tendo como mentores profissionais da Hotelaria com créditos firmados. Destaca-se a motivação, entrega e competitividade dos concorrentes que trabalharam arduamente nas suas propostas.
A primeira edição do ‘Portugal’s Future Hoteliers Summit’ é uma organização da Terra International, com apoio do ‘Young Hoteliers Summit’ e da École Hôteliére de Lausanne.