A União Europeia (UE) atribuiu o galardão de ‘Património Europeu’ ao Promontório de Sagres. De acordo com o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) tal distinção “contribuirá para consolidar” a imagem cultural e turística da região.
Em declarações à agência Lusa, Desidério Silva afirmou que “esta distinção irá aumentar, certamente, a visibilidade mundial de um património que é mítico, consolidando a oferta turística cultural do Algarve, complementar ao sol e praia”.
Recorde-se que a Marca do ‘Património Europeu’, atribuída pela UE, visa promover a visibilidade de determinados sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história, tendo sido escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos.
Segundo a RTA, o Promontório de Sagres recebe cerca de 300 mil visitantes por ano, pelo que Desidério Silva considera que “o reconhecimento europeu reforça a sua importância como referência turística” e vai também “valorizar e reforçar a candidatura que a RTA apresentou à UNESCO, para que o monumento seja reconhecido como um dos primeiros lugares da globalização associados ao Infante D. Henrique”.
Recorde-se que o Promontório e Fortaleza de Sagres remontam ao primeiro quartel do século XV, cuja imagem histórico-cultural está associada aos Descobrimentos e ao Infante D. Henrique.