O Hotel do Sado Business & Nature é o único hotel em Portugal certificado pelo Centro Europeu da Fundação para a Investigação em Alergias (ECARF - European Centre of Allergy Research Foundation) com o selo internacional de hotel allergy-friendly.
Em Março, esta unidade hoteleira recebeu o 41º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Celíacos (APC), despertando o interesse da administração do hotel para este novo mercado. “O evento da APC foi o momento em que percebemos que há muitas pessoas que têm dificuldade em ir de férias ou simplesmente jantar fora por falta de oferta adequada às suas necessidades de saúde e que nós podíamos fazer alguma coisa”, explica Marta Ferreira, responsável de Comunicação do hotel.
Desde então, os colaboradores receberam formação e foram feitos alguns ajustes ao serviço do hotel. Por exemplo, os quartos podem ser preparados para receber hóspedes com alergias ao pó, ácaros, etc., com revestimentos especiais das almofadas e roupa de cama, os amenities da casa de banho são também certificados pela ECARF, entre outros cuidados. No que respeitas às alergias alimentares, a cozinha está pronta para preparar pequenos-almoços, refeições e catering para clientes com intolerância/alergia à lactose, glúten e outros alergénios, mediante pedido.
“Queremos que qualquer pessoa possa desfrutar de uma estada fora de casa, de um almoço ou jantar no restaurante sem se preocupar, como é suposto quando se está de férias” acrescenta a responsável de comunicação. “Este é um destino com uma oferta muito variada e qualificada para todas as estações do ano, e para todas as idades, e o Hotel do Sado é a unidade hoteleira para quem o queira descobrir”.
Na inspecção do ECARF, que antecede a atribuição do selo de qualidade, foram também vistoriadas as áreas comuns e pormenores como os componentes químicos dos detergentes utilizados para limpeza.
Sediada em Berlim, o ECARF é o instituto europeu que se dedica à investigação das alergias (alimentares e não-alimentares) com a missão de promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas com alergias, certificando produtos e serviços como allergy-friendly (adequados para consumo/utilização de pessoas com alergias respiratórias e/ou alimentares), através do seu selo de qualidade e recomendação.