O secretário de Estado do Turismo anunciou que o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo ultrapassou já os dois milhões de euros. Este fundo foi criado para proteger turistas em caso de incumprimento por parte das empresas de turismo.
Este valor foi avançado por Adolfo Mesquita durante o discurso de abertura do 39.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que se encontra a decorrer em Angra do Heroísmo, nos Açores. O ministro anunciou que "o fundo ultrapassou, no passado dia 4 de Dezembro, o montante global de dois milhões de euros", por isso, adiantou, "as actuais agências já só são chamadas a contribuir outra vez para o fundo se este baixar do um milhão de euros".
Recorde-se que, desde Junho de 2011, que todas as agências de viagens e operadores turísticos passaram a ser obrigados a contribuir para o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo. Este fundo tem como objectivo proteger turistas nos casos de incumprimento por parte das empresas turísticas; no entanto, inicialmente, foi uma lei muito contestada por parte dos profissionais do sector. Na altura, a APAVT temia que se colocasse em causa a livre concorrência, que desse aso a fraudes ou que se viesse mesma a assistir à descapitalização das empresas turísticas.