O mês de Março vai ser marcado pela abertura do novo e inovador centro de visitas das caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, e pela reabertura do Vintage House Hotel, em Alijó, alvo de um ‘refreshment’. Ambos pertencem à empresa The Fladgate Partnership e surgem com grandes novidades.
A habitual visita acompanhada às caves seguida de uma prova do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, tem os ‘dias contados’. Um novo centro de visitas vai nascer com o intuito de ‘reinventar’ este tipo de turismo.
A declaração de que “é altura de reinventar” a oferta turística das caves de vinho do Porto, em Gaia, foi proferida pelo director geral da holding The Fladgate Partnership que detém as caves Taylor's, Kroft, Fonseca e Krohn, conforme foi divulgado pela agência Lusa.
Adrian Bridge anunciou em primeira mão que as caves Taylor's vão passar a ter um novo centro de visitas mais moderno - onde impera a tecnologia, a imagem e a interactividade - e que deverá abrir portas em Março deste ano. De acordo com este interlocutor, trata-se de um investimento de “um milhão de euros” com o objectivo de “fazer um centro de visitas mais ligado ao século XXI” e também com maior capacidade para receber os visitantes (o “dobro” dos actuais 86 mil visitantes por ano).
Adrian Bridge considerou que a actual oferta turística dos 16 centros de visitas tradicionais que existem em Gaia é “limitada” e antiquada. Por isso, o novo centro de visitas da Taylor's será dotado de uma sala VIP de provas, vídeos explicativos, acesso a pessoas com mobilidade reduzida, museu, história da família por detrás da Taylor's e áudio guias, para já em cinco línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão) mas que no futuro chegará às 10 línguas.
A visita que até agora era feita exclusivamente acompanhada por um guia vai passar a dar liberdade ao visitante de ter a “sua própria experiência” uma vez que vai ser possível fazer a visita sozinho com recurso a um áudio guia, seguindo-se, depois, e já de forma acompanhada, a tradicional prova do vinho do Porto.
Com o novo centro, Adrian Bridge considera que vai ser possível “animar e diversificar a oferta turística”, bem como combater a sazonalidade e aumentar o número de visitantes durante todo o ano.
No que diz respeito ao Vintage House Hotel, localizado em Alijó, freguesia do Pinhão, junto ao rio Douro, a The Fladgate Partnership pretende promover o ‘refresment’ e ampliação do hotel que vai ocorrer em duas fases. O objectivo é remodelar os antigos armazéns da Casa do Douro e construir mais 25 quartos, um jardim, um restaurante e um centro de visitas.
A primeira fase deste projecto corresponde a obras de remodelação, decoração, pinturas exteriores e interiores e construção de cinco suites que se juntam aos 43 quartos que o hotel já tinha. A mesma, orçada em 1,1 milhões de euros, deverá estar concluída no final de Fevereiro e operacional no início de Março. Já a segunda fase estimada em cerca de 10 milhões de euros deverá arrancar no início de 2017 e concluída em 2019.
Adrian Bridge explicou que estas intervenções prendem-se com a “visão” da empresa para este espaço e região, ou seja, que “o Pinhão seja o coração do turismo de qualidade no vale do Douro”.
Foto: site visitporto