O mais recente estudo do Observador Cetelem avança que neste Natal 76% dos portugueses afirmam que não vão passar férias fora de casa.

Desta percentagem, 49% referem que não o fazerem por indisponibilidade financeira, ou seja, apenas 10% dos inquiridos vai viajar nesta quadra natalícia e 1% está indeciso mas mais inclinado para fazer férias. No universo dos que vão passar férias fora de casa, esperam gastar, em média, 169€ na viagem, excluindo deste valor os tradicionais presentes e o jantar de consoada.

Ao nível de classes sociais, os inquiridos que afirmaram não fazer férias por falta de dinheiro pertencem à classe média, no entanto, 10% dos inquiridos que pertencem à classe social com rendimentos mais elevados dizem também que não vão fazer férias pelo mesmo motivo. Ao nível dos grupos etários, entre os 25 e 34 anos e entre os 35 e os 44 anos, 22% queixam-se da falta de dinheiro para fazer férias.

Ainda assim, são os jovens, na faixa etária dos 18 aos 24 anos e dos 25 aos 34 anos, que dizem ir fazer férias com o objectivo de ir passear (29%). Com o intuito de viajar para reunir com a família está, com um franca maioria, a classe média (87%); os inquiridos de Lisboa e Porto são os que menos fazem férias para encontrar a família, já que, em ambas as regiões, apenas 5% o tenciona fazer.