A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai actuar no The Oitavos no próximo dia 26 de Fevereiro num concerto privado e intimista em exclusivo para os hóspedes do hotel.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, liderada pelo conceituado maestro australiano Daniel Smith vai apresentar um concerto preenchido por duas obras-primas do romantismo musical oitocentista: à energia fervilhante e às vigorosas tarantelas da Sinfonia italiana de Felix Mendelssohn contrapõe-se a grande expressividade do único Concerto para Piano escrito por Robert Schumann, interpretado por Filipe Pinto-Ribeiro.

O maestro australiano Daniel Smith tornou-se internacionalmente conhecido após ter conquistado o 1.º Prémio, a Batuta de Ouro, e o Prémio da Preferência da Orquestra no Concurso Internacional de Fitelberg, o 2.º Prémio no prestigiado Concurso Internacional Sir Georg Solti, o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Direcção de Ópera Luigi Mancinelli e o Prémio da Preferência da Orquestra no Concurso Internacional Lutosławski.

Filipe Pinto-Ribeiro é um dos músicos portugueses de maior prestígio nacional e internacional e as suas interpretações musicais são caracterizadas por profunda emoção e intelectualidade e reconhecidas como ímpares pelo público e pela crítica especializada. Após estudos em diversos países, foi discípulo de Lyudmila Roshchina no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde se doutorou com as mais elevadas classificações em 2000, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Desenvolve uma intensa actividade solística e camerística, abrangendo um vasto repertório que se estende do Barroco até aos nossos dias.

Esta iniciativa do The Oitavos surge no seguimento da forte ligação do hotel às artes e à música de que são exemplos também a iniciativa Oitavos Beats que todos os anos, de Maio a Setembro, promove concertos que juntam artistas nacionais em finais de tarde descontraídos e o apoio ao Festival Lisb-On do qual o The Oitavos  é o hotel oficial. A edição de 2016 do Lisb-On vai decorrer nos dias 9, 10 e 11 de Setembro.

Está é sem dúvida uma excelente oportunidade para um programa de fim-de-semana diferente e repleto de cultura.