A Fundação Vodafone Portugal vai apresentar a primeira ‘Aldeia Inteligente de Montanha’ no próximo dia 23 de Fevereiro, na Aldeia do Sabugueiro, em Seia. Além da tecnologia ao serviço do turista, foram também desenvolvidas novas formas de interacção entre o turista e o local de visita.

Presentes vão estar o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, o presidente da Associação para Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), Jorge Brito, e o presidente da Fundação Vodafone Portugal, Mário Vaz.

No evento vão ser apresentadas as diversas soluções tecnológicas de dinamização de smart cities, implementadas nesta que é a mais emblemática aldeia da Serra da Estrela, quer pelo seu enquadramento geográfico, quer pela sua identidade tão ligada aos valores da montanha.

A par das inovações tecnológicas para as comunidades do futuro, serão demonstradas as transformações na vida de todos os habitantes e visitantes do Sabugueiro, através da actuação em áreas tão diversas como a Energética dos Edifícios e Domicílios, a Mobilidade, a Saúde, a Iluminação Pública e os Recursos Hídricos.

Tendo como premissa a tecnologia ao serviço do turista, foram também desenvolvidas novas formas de interação entre o turista e o local de visita. Num lugar remoto, como a aldeia do Sabugueiro, os turistas conseguem agora ter uma experiência de utilização de Internet semelhante à de uma grande cidade. Podem ainda usufruir dos serviços completos do Posto de Turismo que, no âmbito deste projecto, ficou dotado de fibra óptica de última geração e consegue, assim, disponibilizar agilmente todas as informações sobre roteiros, atividades, percursos pedestres, entre outros. Este projecto vem ainda disponibilizar infraestruturas tecnológicas através das quais podem prosperar projectos de empreendedorismo locais na área do turismo.

Criado pela Fundação Vodafone Portugal, este projecto contou com parceiros institucionais como a Câmara Municipal de Seia, a Associação de Beneficência do Sabugueiro, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Unidade Local de Saúde da Guarda e as Águas do Zêzere e Côa.