O XI Fórum Internacional de Turismo Fit'2016 decorre no Hotel Solverde, na Praia da Granja, concelho de Vila Nova de Gaia. Das novidades avançadas neste evento está a criação de um fundo de rotas aéreas e que 2016 será um ano turístico melhor que 2015.

A secretária de Estado do Turismo de Portugal anunciou, na abertura do Fit'2016, que está a ser “ultimada” a criação de um novo fundo de captação de rotas aéreas que deverá estar concluído até ao final do primeiro trimestre deste ano.

O objectivo deste fundo, segundo Ana Mendes Godinho, em declarações à agência Lusa, é “garantir a competitividade aérea do destino de Portugal” e “promover rotas turísticas junto dos mercados”.

De acordo com a secretária de Estado, este fundo de captação de rotas “funciona na dinamização e promoção junto dos mercados emissores, naturalmente que as rotas estão interessadas, porque é uma forma de dinamizarem o seu próprio tráfico dessas rotas”. Além disso, afirmou que “o que me interessa mesmo é que existam rotas e que os turistas cheguem aos destinos portugueses”.

Recorde-se que fundos desta natureza já existiram, tendo, no entanto, sido fechados em 2015.

O fórum serviu também de palco para a apresentação do Barómetro de Turismo, do IPDT - Turismo de Portugal, que revelou que o ano de 2016 será muito positivo para o turismo nacional.

70% dos profissionais e responsáveis de organizações do sector inquiridos responderam que esperam um aumento do número de turistas e do número de dormidas, bem com das receitas. Já cerca de 40% acredita que o gasto por cada turista em Portugal será melhor que em 2015.

Para o presidente do IPDT, Jorge Costa, “as previsões para 2016 apontam para mais um excelente ano para o turismo nacional, pelo que a discussão no Fórum será centrada no que fazer para potenciarmos esta fase positiva que estamos a viver”.

Foto: Anabela Loureiro