Na conferência que decorreu em Bruxelas com o mote ‘Atrair Investimento para o Turismo’, a eurodeputada madeirense, Cláudia Monteiro de Aguiar, propôs a criação de uma plataforma para a mobilidade no sector do Turismo e a aposta numa formação mais diversificada.
Enquanto oradora do painel sobre as ‘Oportunidades de Financiamento para Investir no Capital Humano’, Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu que o destino Europa só pode superar a concorrência através de uma oferta de serviços de qualidade. Por esta razão, lançou o repto ao sector para que se crie “um ‘Erasmus’ para o Turismo para os empregados, mas também para os empregadores, que combata em simultâneo a precariedade no sector, muito ligada à sazonalidade do mesmo”.
A eurodeputada reconheceu que esta não é uma ideia nova, pois “as grandes cadeias hoteleiras já o fazem”; ainda assim, acredita que o desenvolvimento desta “plataforma irá criar oportunidades de mobilidade para as PMEs que representam 90% do tecido empresarial da União”.
A par destas ‘bandeiras’, sustentou ainda que é necessária uma “aliança entre os diferentes agentes, nomeadamente as universidades, os politécnicos, a indústria” e que é urgente “fazer uma aposta clara na formação de base e vocacional no sector do Turismo”. Para o efeito, considera que se deve apostar “nas novas tecnologias da informação e comunicação, no conhecimento de idiomas, mas também nas relações interpessoais como saber a gastronomia adequada, hábitos e cultura, horários”.
Foto: Site Discovering Madeira