As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores, começaram no dia 23 de Abril e prolongam-se até 5 de Maio. De acordo com a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), este fim-de-semana, a taxa de ocupação hoteleira vai atingir os 80% a 90%.
Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente executiva da AHP e administradora do grupo Bensaúde, Marta Sousa Pires, explicou que “nesta altura do Santo Cristo, principalmente no próximo fim-de-semana, as ocupações estão bastante elevadas, entre os 80% e os 90% na maior parte dos hotéis”.
Ainda assim, Marta Sousa Pires avançou à Lusa que “especificamente para as festas do Senhor Santo Cristo, a diferença não é muita, porque, de facto, as ocupações já eram elevadas nos anos anteriores”. Mas faz a ressalva para o facto de ter havido uma “procura exponencial durante estes últimos meses devido às low cost” e a “um aumento de procura generalizado”.
Já Horácio Franco, empresário da área de aluguer de automóveis e membro da mesa de turismo da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, revelou à Lusa que “este ano, ao nível de reservas, sobretudo para esta semana e para a próxima semana, temos uma taxa de ocupação na ordem dos 80%”. Acrescentando que “o Santo Cristo é sempre uma altura muito procurada mas, obviamente, agora nota-se mais, com maior disponibilidade de lugares nos aviões”.
Refira-se que o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, divulgou que na semana que antecede as festas existia “cerca de 18.500 lugares, por via aérea, nas ligações do exterior para a região, o que representa um incremento superior a 4% em relação ao ano anterior e 7.700 lugares no inter-ilhas”.
Recorde-se que as festas do Santo Cristo atraem anualmente a Ponta Delgada milhares de peregrinos, sendo um dos momentos altos a procissão de Domingo que percorre as ruas da cidade com a imagem com mais de 400 anos do ‘Ecce Homo’.
Foto: www.santo-cristo.com