No site da Câmara Municipal de Viseu a autarquia anuncia que aprovou o projecto de arquitectura relativamente a um empreendimento que vai “revitalizar a zona crítica” e “reforçar o potencial turístico de Viseu”. Trata-se de um antigo solar convertido em hotel de charme.
De acordo com a mesma fonte, em questão está um solar oitocentista de Viseu que já foi sede da antiga Direcção de Estradas do Distrito (posteriormente denominada de JAE - Junta Autónoma de Estradas) e que, dentro em breve, vai ser convertido em hotel de charme.
O projecto de arquitectura do Hotel Solar dos Pais situa-se no gaveto da Rua Serpa Pinto e Calçada de S. Mateus, na envolvente do Rio Pavia, numa zona prioritária de intervenção da política de reabilitação urbana.
O promotor é a NATITURISMO Empreendimentos Turísticos e Imobiliários Lda e o projecto vai contar com um investimento global de cerca de dois milhões de euros, valor que contempla a aquisição de imóvel e a recuperação e adaptação do edifício.
O site da autarquia revela que esta propriedade é constituída por um edifício e por jardins, sendo um dos mais importantes exemplares da arquitectura senhorial oitocentista da Região Centro. Na posse do Estado desde 1927, foi alienado com esta finalidade. Salientando-se que o projecto de arquitectura traduz uma preocupação pela recuperação e reconversão do imóvel, respeitando a sua traça e os seus elementos caracterizadores como os granitos, os soalhos, os azulejos, os fontanários e os jardins.
Para o presidente da autarquia visiense, Almeida Henriques, “este empreendimento reabilita um património importante quase esquecido e será um importante factor de reabilitação urbana numa zona crítica do centro histórico de Viseu, sendo gerador de emprego e actividades”.
Almeida Henriques sublinha ainda que “este investimento traduz a atractividade de Viseu para investimentos turísticos de qualidade superior e reforçará a oferta e o potencial da cidade num padrão superior”.