A afirmação é da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho que defende que o nosso País tem de “garantir que fideliza o mercado do Reino Unido e que está à altura de responder à procura do Reino Unido e de fidelizar os seus clientes”.
Estas declarações foram feitas na conferência de imprensa após uma reunião com o Sindicato das Empresas dos Operadores Turísticos de França, na Embaixada de Portugal, em Paris, França. Recorde-se que esta reunião realizou-se no âmbito da consulta pública em curso para a Estratégia Turismo 2027, que integra o futuro quadro de apoios comunitários 2021-2027.
Ana Mendes Godinho relembrou que o “sector do turismo inglês já atravessou vários momentos e tem demonstrado sempre grande capacidade de adaptação a Portugal, principalmente porque há muito interesse por parte do Reino Unido pelo destino Portugal”. Destacando ainda que o turismo inglês “é um mercado consolidado em Portugal já há muitos anos”.
Quando questionada sobre o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia no sector turístico em Portugal afirmou que o Governo está “a acompanhar o assunto naturalmente, mas com serenidade” e que o “turismo em Portugal continua a acontecer”, pelo que “não temos qualquer reflexo negativo do Brexit neste momento, não há nenhuma sinalização de problemas”. Ainda assim, referiu que “vamos acompanhando a actualidade e garantir que são encontradas as melhores soluções para salvaguardar a situação dos ingleses em Portugal”, concluiu.
Londres, Frankfurt, Colónia, e Madrid são os próximos destinos na agenda do Governo relativamente aos mercados internacionais.
Foto: Anabela Loureiro